Como criar um aquário de parede com 6 dicas !

Neste post, você encontrará todas as dicas para criar o aquário de parede dos seus sonhos! Entrar em um ambiente e logo ser surpreendido por um super aquário…

Neste post, você encontrará todas as dicas para criar o aquário de parede dos seus sonhos!

Entrar em um ambiente e logo ser surpreendido por um super aquário de parede lindo assim, traz encantamento e desperta muitas boas sensações!

Um aquário de parede bem elaborado fascina, agrada o olhar, traz alegria e exerce o poder de contemplação, afinal, criar um pequeno e belo ecossistema dentro de um ambiente, traz vida, beleza e muita alegria!

Aquário de parede de 500 litros
AQUÁRIO PAREDE COM CAPACIDADE DE 500 LITROS
PROJETO: JEY ARQUITETURA

Poderíamos até fazer um estudo de caso: certamente, nove a cada dez pessoas, se aproximariam só pra apreciar de pertinho todos os detalhes de uma criação assim!

E quais são os outros benefícios de ter um aquário de parede ?

Vamos te contar tudo, acompanhe a lista:

  1. Valoriza o ambiente: além de ser um bom investimento para agregar valor ao seu imóvel e ao seu ambiente.
  2. O aquário de parede poderá ser projetado com a função de dividir e setorizar os espaços, sem perder a luminosidade e integração.
  3. Agrega valor ao imóvel na hora de vender, alugar… ou até mesmo para atrair clientes para o seu estabelecimento. Em restaurantes e lojas, para quem tem filhos, sabe que a criançada adora!
  4. Traz prosperidade e abundância, segundo o Feng-Shui, uma filosofia milenar chinesa (assunto que abordaremos em uma próxima publicação).
  5. O aquário de parede também serve como uma boa solução para camuflar pilares, abrigar aparelhos eletrônicos, criar móveis embutidos e painéis.
  6. Possui a capacidade de acalmar as pessoas do ambiente, além de deixar o local mais leve, energizado, belo e lúdico!
aquario de parede
AQUÁRIO EMBUTIDO NA MARCENARIA COM MADEIRA DE DEMOLIÇÃO

E como criar um aquário de parede, com todas essas vantagens, sem dor de cabeça, planejando o orçamento e ainda deixar todos impressionados com o resultado?

Com nossas dicas, até o final desse post você terá aprendido todas as etapas principais para montar o seu aquário de parede dos sonhos.

Já pega o papel e a caneta… e vem comigo!

ciclídeos africanos
AQUÁRIO DE 500 LITROS COM CICLÍDEOS AFRICANOS

1 Dica: Analisar o carregamento suportado pela laje existente em que o aquário será apoiado:

Esse é o princípio básico e o ponto de partida ( e a etapa mais importante) para a criação de um projeto de aquário de parede.

Um projeto é importante porque se trata da elaboração de um estudo antes de se realizar algo, afim de minimizar todos os contratempos que poderão ocorrer ao longo do processo.

A partir do diagnóstico da carga suportada pela laje da edificação, é que poderemos decidir as dimensões do aquário, materiais, litragem, peso, estrutura de apoio e o tipo de aquário ideal.

Em apartamentos e condomínios, geralmente esses dados constam no manual do proprietário, entregue pela construtora após o fechamento da compra.

Caso você não o tenha, converse com seu síndico. Ele poderá te orientar! 

Como exemplo, traremos a obra que realizamos em um conjunto comercial no centro de São Paulo, com aproximadamente 120 metros quadrados.

O projeto foi concluído em 2019, já o edifício, foi construído em 1970, ou seja, há mais de 50 anos atrás. Nessa época, as ferragens e alvenaria não tinham a mesma resistência que os edifícios possuem hoje.

 Na planta do projeto original, haviam várias paredes de alvenaria dividindo os ambientes, cujas foram demolidas pelo proprietário anterior.

Como eram apenas paredes de vedação, não houve problema algum em retira-las, aliás, a remoção foi até benéfica no sentido de reduzir a carga da laje, permitindo assim, que o aquário fosse integrado sem sobrecarregar as estruturas da edificação.  

A ideia de incluir um super aquário nesse projeto surgiu como solução para esconder o pilar existente e manter o conceito dos espaços integrados do projeto comercial.

Imagine um pilar central de 50 x 65 cm, bem no meio do conjunto: é um elemento bem considerável e, muitas vezes, pode tornar-se um problema para o layout e dinâmica da empresa.

madeira de demolição
ACESSO PARA A MANUTENÇÃO DO AQUÁRIO CAMUFLADO NA MARCENARIA

No escritório anterior do cliente, havia um pequeno aquário na sala da diretoria, desta forma, propomos a solução:

E se criarmos um aquário de parede para esconder o pilar, auxiliando também como divisória de ambientes, setorizando o departamento comercial do administrativo, mas sem perder a luminosidade e integração?

Imediatamente, vi olhos brilharem, seguido de um largo sorriso e eis a resposta:

Adorei a ideia!

 Voilà! Sendo assim, partimos para ação e começou todo nossa etapa de estudos:

  • Quais dimensões o aquário teria?
  • Aquário de água doce ou água salgada?
  • Quais seriam as espécies escolhidas?  
  • Qual seria o orçamento disponível para a criação do aquário?
  • Qual seria a periodicidade desejada para a manutenção do aquário?
  • Sim! Manutenções. Falaremos sobre isso nas próximas dicas!

Esses questionamentos são fundamentais e servem como base para a definição de todo projeto do aquário!

Voltando a falar do peso, lembrando nossas aulas de física do colégio: um metro cúbico de água equivale a mil litros, resultando no carregamento de uma tonelada.

Sendo assim, se faz necessário calcular o volume total de água, peso dos vidros, pontos de apoio e todos os outros materiais para chegar a carga total.

projeto aquario de parede
PROJETO REALÍSTICO 3D DO AQUÁRIO DE PAREDE
Projeto: JEY ARQUITETURA
foto obra finalizada
FOTO DA OBRA FINALIZADA

Nesse projeto, o aquário possui as dimensões :

C 1,40 x A 0,60 X P 0,60

Resultando na capacidade de 500 litros de água.

Sendo assim, devemos calcular:

  • Peso do aquário  (vidros)
  • Peso da estrutura na qual o aquário ficará apoiado (se for o caso)
  • Quantidade de litros de água total
  • Peso dos substratos, decoração e ornamentos
  • Materiais de fechamento / acabamento
  • E se haverá filtragem com mecanismo SUMP (explicaremos abaixo)

Obtendo a somatória total da carga, analisar se esta dentro dos limites de carregamento suportada pela laje, ou, se será necessário reduzir as medidas do aquário para ficar dentro do peso permitido.

No caso, uma possibilidade seria reforçar a estrutura em casos mais extremos. Nessa situação, o orçamento será muito maior, além de ser necessário um profissional habilitado para analisar a melhor solução!

2- Dica:  Qual será a estrutura de apoio para o aquário ?

No caso de uma parede existente, criar uma abertura requer bastante cuidado. Primeiramente, deve-se avaliar se a parede é estrutural ou apenas de vedação.

Se for estrutural, nenhuma abertura é permitida. A alternativa seria criar uma divisória de drywall, madeira de demolição ou outra solução para embutir o aquário.

No caso de parede somente de vedação, a boa notícia é que, sim: é possível fazer a abertura, porém, desde que se façam as vergas e contravergas necessárias para abertura do vão.

Parece exagero, né? Mas não é não ! A ausência desses elementos poderá comprometer a estrutura, e, posteriormente, talvez até um possível colapso na parede da edificação se executado de forma errada.

 Nas perícias de avaliação para financiamento bancário, esse é um dos itens analisados pelas instituições. Sendo capaz de até mesmo ser recusada para os imóveis que enquadram fora das condições ideias de segurança e estabilidade da edificação.  Fica a dica! 😉

esquema vergas e contravergas
DESENHO TÉCNICO VERGA E CONTRAVERGA

Voltando ao nosso projeto, o aquário ficou apoiado em uma estrutura de aço fabricada sob medida, com as medidas ideais para suportar a carga.

Optamos por essa solução devido ao seu custo x benefício, além de ser um material leve, possui grande resistência a compressão, tornando-o ideal neste caso.  

base de aço
SISTEMA SUMP

Outro cuidado que tomamos foi posicionar o aquário bem ao lado do pilar existente e acima da viga de ligação viga- pilar. 

Permitindo assim, que a carga seja distribuída diretamente na estrutura, percorrendo até a fundação, sem sobrecarregar a laje.

Escolher o tipo de apoio será um dos pontos determinantes para decidir as dimensões totais do aquário

Se ele será embutido na parede, seguirá a espessura da mesma ou ficará em balanço?

Uma solução é aumentar a profundidade da parede. Para isso, você poderá optar pelo fechamento em drywall ou até mesmo com a marcenaria.

Ressaltando que essa opção não dispensa a mesa ou estrutura de aço (ou madeira) para o apoio do aquário. Ela apenas esconderá melhor esses itens.

fechamento drywall
INSTALAÇÃO DO DRYWALL

Optamos pelo fechamento de Drywall nessa face para a passagem da infra do ar condicionado, já no outro lado, optamos pela marcenaria.

EXECUÇÃO DA MARCENARIA EM MADEIRA DE DEMOLIÇÃO

aquário de parede
MARCENARIA DE DEMOLIÇÃO FINALIZADA

Agora a escolha das espécies: ela determinará também o tipo de filtragem ideal.

Um sistema de filtragem eficiente é o Sump, assim como fizemos nesse projeto.

Esse sistema assegura uma filtragem mais eficiente, deixando toda biologia do aquário muito mais saudável e, consequentemente, possibilitando uma menor manutenção e mais saúde para toda vida do aquário.

3- dica: filtragem

Imagine ficar em um ambiente com todo tipo de poluição, resíduos orgânicos, amônia… nem é bom imaginar, não é mesmo ?

 Esse mesmo cenário seria equivalente a um aquário com baixa filtragem. A água vai ficando poluída, praticamente tóxica para todos os seres que habitam no aquário.   

O Sump contribui para solucionar essa questão. Tornando o aquário mais oxigenado, os peixes vivem mais e todo ecossistema do aquário se torna mais sadio.

sump
SISTEMA DE FILTRAGEM: SUMP 200 LITROS

Essa solução diminuirá a periodicidade das manutenções, porém, elas continuaram sendo necessárias. Medir o ph da água, completar a água que evapora, fazer a limpeza no fundo do aquário, entre outras coisas, é de extrema importância.

Assim como nossos pets que precisam de cuidados constantes, os peixinhos também precisam e agradecem!

4- dica: pontos de hidráulica e elétrica

Não esqueça de calcular e incluir nas suas anotações para incluir no seu orçamento: pontos de elétrica para filtros, bombas, termostato, aquecedores, iluminação, etc.

Assim você poderá verificar se será necessário incluir novos pontos, ou, se os existentes serão suficientes.

Pontos de água próximo a aquários grandes é fundamental, mas uma torneira com encaixe para mangueira resolve essa questão na maioria dos casos! 🙂

5- dica: materiais de acabamento

Agora que já estamos finalizando, ouse na sua criatividade!

Algumas ideias? vamos lá:

Você pode criar uma parede “falsa” e incluir nichos com iluminação de fitas de LED e deixar o local com ainda mais destaque.

Quem sabe criar um painel…ou um barzinho… são muitas opções pra incluir junto com o aquário embutido.

Se preferir, poderá instalar outros materiais no drywall: porcelanatos, ripados, mármores, pastilhas, painéis de madeira, placas de aço, etc.

Outra sugestão é optar pelo o fechamento com a marcenaria, igual fizemos em nosso projeto.

A madeira de demolição sustentável, nossa queridinha, foi a escolhida!

aquario de 500 litros
MARCENARIA EM MADEIRA DE DEMOLIÇÃO

6- dica: decoração do aquário

O tipo de decoração do aquário de parede depende da espécie de peixes que você escolheu.

O ideal é tentar reproduzir o habitat natural da espécie dentro do aquário, criando assim um pequeno ecossistema semelhante a sua origem.

Nós elegemos as espécies do grupo dos Ciclídeos Africanos, que provem da região do Malawi, no continente africano. 

Sendo assim, toda a decoração foi pensando em criar e manter o ph ideal para as espécies.

decoração aquário
ACESSO PARA MANUTENÇÃO DO AQUÁRIO

Por isso é importante ter alguém para auxiliar nessas questões.

Desde o início, o Victor, estudante de biologia, trabalha com aquarismo há mais de 7 anos, prestava serviços de manutenção no aquário anterior da empresa.

Ele nos auxiliou nesse projeto, desde a ideia inicial, nas dimensões, escolha dos equipamentos, decoração… até a etapa final.

filtragem aquário

Dá só uma olhadinha no vídeo que nós fizemos mostrando mais detalhes da montagem desse aquário e todas as dicas :)

Viu só! Todas essas dicas evitam eventuais problemas e prejuízos.

A intenção é criar um aquário de parede bem lindo e saudável, que te traga muitos benefícios e que as espécies cresçam e sejam bem felizes na nova morada.

Seguindo a listinha de todos os processos e itens necessários, você será capaz de elaborar o orçamento prévio e fazer todas as alterações necessárias para ter um super aquário de parede assim!

Para isso, não esqueça de contratar bons profissionais para que o barato não saia caro!

ciclídeos africanos
CICLÍDEOS AFRICANOS

Pronto! agora é só começar o planejamento e não se esqueça de marcar a gente no instagram. Vamos adorar conhecer sua criação!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário! E nos siga também nas redes sociais, se inscreve em nosso canal no youtube pra não perder nenhuma dica e dá aquele joinha também!

Será um prazer ter você pertinho, acompanhando nossas obras e nosso dia a dia! 🙂

Super beijo e até o próximo assunto!

Autora: Jeiele Maria

Comentários

TAG

Jey Arquitetura