Arquitetura Contemporânea

Arquitetura

Os serviços prestados pelo escritório Jey Arquitetura e Interiores são sempre direcionados para a realização dos sonhos e as necessidades dos nossos clientes.

Elaboramos projetos arquitetônicos de edificações residenciais, comercias e coorporativos, que vão desde pequenas residências a grandes edifícios em geral.

Os projetos são desenvolvidos a partir de uma sequência de estudos detalhados do projeto que se inicia após uma entrevista com o cliente, onde entenderemos suas expectativas, prioridades, orçamento, etc.

Em seguida, os processos são divididos em 4 etapas principais: estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal e projeto de execução, havendo também as etapas complementares.

Através desse sistema – que parte do estudo inicial do terreno até a entrega final da obra- havendo, inclusive, a possibilidade de realizarmos em conjunto o projeto de interiores. Cuidaremos de todos os processos de acordo com o estilo do cliente, focando no sucesso como meta final.

As etapas poderão ser contratadas separadamente ou em conjuntos, depende da necessidade de cada projeto. Especificaremos abaixo a composição de cada etapa:

Etapa 1: Estudo Preliminar

  • Dados cadastrais e levantamento histórico da região – esse estudo é importante para entender o contexto histórico da região, além do levantamento cadastral do terreno/edificação e o traçado das edificações vizinhas, de forma que a edificação poderá se harmonizar com o conceito existente, ou ser um destaque, compondo um novo estilo arquitetônico.
  • Levantamento topográfico e métrico do terreno/edificação – Estudo do solo, dimensões da área, topografia, etc.
  • A orientação solar- estudaremos qual é percurso do sol no terreno para definir os locais onde haverá maior incidência solar para definirmos a posição da edificação e dos ambientes, tais como: piscinas, varandas, lavanderias, terraços, entre outros.
  • Clima: o estudo é indicado para adequarmos as soluções climáticas ideais para cada projeto, que podem ser desde materiais adequados ao clima característico da região, além da possibilidade de utilização de sistemas sustentáveis de energias renováveis/alternativas, eletricidade ou gás, entre outros.
  • Programa de necessidades da edificação: é a etapa onde serão definidos todos os ambientes que irão compor o projeto, de acordo com as informações fornecidas pelo cliente na conversa inicial. Serão estudados seus desejos, necessidades, expectativas, exigências, o orçamento disponível para o investimento da obra, etc.
  • Conceito do projeto: é a ideia inicial do projeto, parte do conjunto de informações do terreno, programa de necessidades, maquetes, estudos da forma do projeto, onde direcionaremos o projeto para o conceito ele seguirá, como por exemplo: um concepção mais orgânica, minimalista, moderna, sustentável, etc.

Etapa 2: Anteprojeto

Nesta etapa a ideia vai se desenvolvendo e ficando mais concreta, as plantas começam a ser elaboradas e começam a ser definidos as técnicas, os espaços internos, layout, etc.

  • São desenvolvidos os desenhos técnicos iniciais: plantas, cortes, elevações, perspectivas e maquetes eletrônicas (ou físicas), em alguns casos.  Nesta fase também é definido a Implantação do edifício no terreno e seus acessos. O posicionamento de uma edificação determinará como a luz beneficiará o projeto e as atividades que serão exercidas nele, conferindo vida, ventilação e luz nas proporções ideais de conforto térmico.

Etapa 3: Projeto legal ou projeto de aprovação

Conhecido também como projeto da prefeitura, é o projeto a ser apresentado a PM (prefeitura municipal) para a emissão do Alvará, sendo fundamental antes do início da obra, além de registrar em forma de documento a construção ou a regularização de uma edificação existente.

Etapa 4 : Projeto de Execução /executivo

Nessa fase são detalhados todos os itens, materiais e acabamentos do projeto com a finalidade de ser utilizada na obra. É especificado todas as dimensões, sistemas construtivos, tipologias, pontos hidráulicos e elétricos e estruturas gerais.

  • Plantas, cortes e imagens com maior detalhamento – os desenhos mais detalhados permitem o entendimento do projeto pelos profissionais competentes que desenvolverão sua construção. É baseado no projeto executivo que o construtor consegue edificar a construção, ou ainda, sanar dúvidas naquele momento em que o arquiteto não estiver presente no local. Os desenhos variam em escala e detalhes de acordo com a complexidade do projeto. Elementos de hidráulica, elétrica, estruturas e marcenarias também fazem parte.

Etapa 5 : Etapas complementares ao projeto

Os serviços previstos nessa etapa são considerados complementares às etapas anteriores, mas não menos importantes. São garantias adicionais do sucesso e contribuem para minimizar possíveis surpresas desnecessárias que poderão ocorrer durante a obra.

  • Orçamento da obra: através do sistema BIM (software que permite a construção de um protótipo do projeto em escala reduzida e virtual), elaboramos o modelo do projeto em 3D, o que nos permite extrair em tabelas as quantidades dos materiais e insumos necessários para a construção do projeto. Esse estudo permite uma maior precisão na hora de compor o orçamento e a compra dos materiais, evitando desperdícios e gastos desnecessários.
  • Acompanhamento da  obra e coordenação de equipe multidisciplinar: o acompanhamento da obra deve ser minucioso, levando em consideração todas as etapas envolvidas, passando pelo planejamento, compra de materiais, estocagem e o desdobramento do processo de construção. Além da fiscalização de todas as atividades importantes que serão desenvolvidas pelos profissionais de diversas áreas, como: pedreiros, encanadores, eletricistas, instaladores, etc. Visando assegurar que sua execução obedeça fielmente as definições e especificações técnicas contidas nele.
  • “As Built”: atividade técnica que durante e após a obra ou serviço, consiste na revisão dos elementos do projeto em conformidade com o que foi executado, objetivando tanto sua regularidade junto aos órgãos públicos, como sua atualização e manutenção.

Contato

Jey Arquitetura e Interiores