Vinil adesivo: do marketing a decoração, um show de estilo e multifuncionalidade

Se a sua intenção é customizar um ambiente, decorar com o orçamento reduzido e ter um resultado impressionante, você vai gostar desse material versátil

Se a sua intenção é customizar um ambiente, decorar com o orçamento reduzido e ter um resultado impressionante, você vai gostar do vinil adesivo, esse material versátil capaz de transformar o visual dos espaços e compor seu estilo de forma rápida e prática.

vinil adesivo é um material versátil que pode ser aplicado de diversas formas, seja no marketing da sua empresa ou comércio. Pode ser em  paredes, vidros, metais, acrílicos, portas, etc.

Permite a possibilidade de ser utilizado de curta ou longa duração, sem danificar as superfícies, além da diversidade de tamanhos e imagens personalizadas, sendo capaz de criar várias linguagens e tendências, tudo depende da proposta que se deseja ao ambiente.

Continue lendo e nós vamos te explicar direitinho suas vantagens:

Apartamento Praia Grande – Projeto: Jey Arquitetura e Interiores

Vinil Adesivo

Diferente do papel de parede, o vinil adesivo é composto por um tipo de plástico, resultando em uma maior resistência e maleabilidade, podendo ser aplicado inclusive em ambientes internos suscetíveis a vapor como cozinhas, banheiros e salas de academias. Outra vantagem é a facilidade na limpeza, apenas um pano úmido já é suficiente.

Ideal para ambientes internos

Há dois tipos de tintas disponíveis no mercado para a impressão: tintas solventes ou tinta látex, sendo a segunda opção a base de água e livre de substâncias como acetona e a terebintina, o que resulta na não emissão de gases, permitindo sua aplicação em ambientes infantis, alimentares, clínicas e hospitais. Informe-se antes!

Cenário criado por : Jey Arquitetura e Interiores – foto para criação do papel vinil – site: Pixabay

Além de uma nova decoração para o ambiente, o vinil adesivo possui a capacidade de camuflar paredes com imperfeições como: rachaduras, lascas de tinta e pequenos furos na parede, devido a sua espessura.

Exclusivo e no seu estilo

Recorrendo a sua criatividade, você será capaz de transformar o espaço com seu estilo de forma exclusiva, onde raramente você encontrará algo igual em outros locais. Nem o céu é o limite, basta escolher uma bela fotografia nos formatos adequados para a impressão e, “ voilà”, o céu estará dentro do seu lar.

Cenário criado por: Jey Arquitetura e Interiores – foto do papel vinil – site: Pixabay

Decoração

Imagens com temas da natureza transmitem um efeito relaxante, sendo uma ótima escolha para salas de tv, varandas, ambientes onde a família e os amigos se reúnem.

Cenário criado por: Jey Arquitetura e Interiores – foto do papel vinil – site: Pixabay

Imagens urbanas ou de monumentos arquitetônicos apresentam um toque contemporâneo e também compõe espaços no estilo industrial. Combinam em salas comerciais, escritórios, lofts e ambientes residenciais mais descolados.

Cenário criado por: Jey Arquitetura e Interiores – foto do papel vinil – site: Pixabay

Em escritórios, home-office, bibliotecas e salas de estudos, você poderá optar por imagens que reproduzam uma estante de livros, por exemplo.

Cenário criado por: Jey Arquitetura e Interiores – foto do papel vinil – site: Pixabay

Marketing e comércio

 

Fica ao seu critério se você deseja uma imagem que combine com o ambiente ou até mesmo o logotipo da sua empresa, permitindo a sua utilização como forma de melhorar a estética e o marketing, seja incentivando as vendas do seu comércio ou de forma a aumentar a produtividade de trabalho através da harmonia visual do ambiente.

Estudos comprovam que o bom desempenho no trabalho não é apenas uma questão de competência ou satisfação pessoal, mas tem muito a ver com o ambiente de trabalho em si.

(Em breve publicaremos um novo artigo explicando melhor sobre este assunto.)

Cenário criado por: Jey Arquitetura e Interiores – foto do papel vinil – site: Pixabay

Já os espaços infantis harmonizam-se com imagens que façam parte do universo encantando das crianças. Para esses lugares, as indicações são personagens de desenhos animados, natureza, animais de estimação, temas divertidos e coloridos. Só fique atento com a escolha das cores para não pesar e deixar os pequenos muito agitados.

Cenário criado por: Jey Arquitetura e Interiores – foto do papel vinil – site: Pixabay

Dica: Quem nunca viu uma imagem de um prato suculento ou uma sobremesa maravilhosa que te fez furar a dieta? E aquela fotografia de um casal de animais que te fez sorrir e sentir amorosidade?

Captou as dicas? Basta saber a sensação que se deseja transmitir, fazer uma pesquisa de imagens e ouvir a sua intuição e o bom senso na hora da escolha.

Se divirta e abuse da sua criatividade!

Cenário criado por: Jey Arquitetura e Interiores – foto do papel vinil – site: Pixabay

Onde adquirir

O vinil adesivo poderá ser adquirido de duas maneiras: com imagens definidas em sites e lojas de vendas especializadas, ou personalizado, onde você escolherá a imagem para solicitar a impressão em gráficas especializadas de acordo com as dimensões adequadas da superfície a ser aplicada.

Para um bom resultado, o tamanho e a resolução da foto devem seguir alguns critérios de acordo com as dimensões a serem impressas. As imagens deverão ser acima de 300 DPI e, há casos em que dependendo da medida, haja a necessidade de fazer ajustes na hora da instalação, recortando alguma sobra para atingir as medidas exatas, já que as impressões são formadas por tiras do material nas modulações de 1,00 e 1,25m (semelhante aos papéis de parede). Essas e outras recomendações a gráfica poderá te orientar, e não esqueça de solicitar uma prévia do resultado via e-mail para verificar se haverá perda de resolução da imagem e de certificar as partes que deverão (ou não) serem cortadas.

Cenário criado por: Jey Arquitetura e Interiores – foto do papel vinil – site: Pixabay

Instalação

Há pessoas que acreditam em suas habilidades e se consideram capazes de instalarem o vinil adesivo elas mesmas, mas se você não tem experiência com o material, recomendamos que contrate um profissional experiente para garantir o sucesso no resultado final.

Conforme já mencionamos, imagens com medidas superiores a um metro serão formadas por um conjunto de tiras (semelhante ao papel de parede), por isso, é de extrema importância que as emendas fiquem praticamente imperceptíveis para não comprometer o resultado final. Além disso, caso o recorte seja necessário, um profissional habilitado saberá a melhor maneira para isso. Geralmente na própria gráfica eles poderão te indicar um instalador, mas lembre-se sempre de pedir referências do profissional e fotos dos trabalhos anteriores.

Cenário criado por: Jey Arquitetura e Interiores – foto do papel vinil – site: Pixabay

 

Cenário criado por: Jey Arquitetura e Interiores – foto do papel vinil – site: Pixabay

Projeto Apartamento Praia Grande

Em nosso projeto, o apartamento está localizado em uma via de acesso à praia, porém, do seu interior não se avista a paisagem do mar. Sendo assim, surgiu a ideia de remeter o mar para o ambiente, a opção foi através do papel vinil.

O jovem casal de proprietários aprovaram a sugestão devido ao seu baixo custo (comparado às outras opções de revestimentos) aliado ao resultado visual que ele proporciona, de forma a atender as suas exigências de que, através da decoração, seus hóspedes vivenciassem suas férias em um clima praiano.

Veja o antes e o depois, o resultado segundo o casal, é sempre de muitos elogios.

Antes: Projeto apartamento Praia grande – Jey Arquitetura e Interiores

 

Depois: Projeto apartamento Praia grande – Jey Arquitetura e Interiores
( fotos tiradas no mesmo dia, antes e após a instalação)

No projeto, a impressão foi realizada com tinta látex de efeito fosco, o que aumenta a qualidade da resolução, além de ser uma opção mais ecológica. As medidas da parede são 3,60 L x 2,70 A. Foi necessário um pequeno recorte para adequar as dimensões, o que não comprometeu o resultado final da imagem.

Esperamos ter acrescentado e inspirado a sua criatividade de alguma forma.

Se você gostou das informações ou quiser saber mais a respeito deste ou outro tema, deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito importante pra nós !

Um grande abraço e até o próximo assunto!

Comentários

TAG

Jey Arquitetura